domingo, 25 de janeiro de 2009

DIAGNÓSTICO!!!



Há quatro anos eu, minha família, meus amigos e uma grande equipe de médicos tentam descobrir qual é a minha doença, que limita muito a minha vida, e como eu posso me curar. Ontem, um exame que eu havia feito dois anos atrás foi analisado por uma nova médica que, em poucos minutos, conseguiu estabelecer um outro diagnóstico para mim: Sigmóide Redundante. Isso faz com que eu tenha obstipação intestinal e paralisia, provocando dores e limitações físicas. É provável, que eu não tenho apenas isso, contudo, só de conhecer um diagnóstico que explica boa parte dos problemas já me deixa felicíssima.

O que mais me surpreende é o tempo que nós demoramos para fazer um diagnóstico tão simples. Hoje, percebo que só agora eu teria condições de receber e tratar melhor essa doença. Se fosse há alguns anos atrás, eu provavelmente não teria como enxergar e dar o melhor tratamento possível para esse mal. Além disso, como eu já disse na postagem anterior: se não fossem as cicatrizes que eu ganhei, eu não seria que eu sou hoje.

Meu grande medo é sair de uma gaiola e entrar em outra. Há gaiolas que são enormes, tem vários andares, suítes e espaços livres, onde os pais trancam os filhos sem eles nem se darem por conta. Existem outras que as grades são invisíveis e o pássaro preso acredita que está livre para viver todas as possibilidades do mundo, sem nenhuma gaiola para impedir. Hoje, percebo que ninguém está totalmente livre de gaiolas. Os seres humanos prendem e se deixam prender em diversas gaiolas diferentes, somos interdependentes.

Nesse momento, estou saindo de uma gaiola bem pequena, que eu não consigo voar direito, para uma gaiola maior (mas que continua sendo gaiola). Essa gaiola inclui poder tomar cafés em livrarias, comer doces deliciosos, passear de bicicleta em parques, comer pipoca nos cinemas, passear com minha cadelinha, dirigir meu carro, pilotar um avião, ir em jogos de futebol, fazer Medicina, trabalhar com o que eu gosto, tocar Piano, ir em shows, comer as maravilhosas comidinhas da Malú e viajar de hostel em hostel (de mochila nas costas e allstar nos pés) ao invés de passar as férias em um hospital.


É muito difícil se libertar de gaiolas menores porque elas dão sensação de segurança: não há como se perder dentro delas. Fiquei impressionada em perceber o quanto algumas pessoas tem dificuldade de admitir que precisam trancar os seus queridos em gaiolas. Uma profissional do hospital que estou internada me disse: “Tu não podes sair daqui. Tu precisas ficar aos nossos cuidados, se não, tu não vais fica bem”. Isso é exemplo do que fazemos todos dias.

Talvez o único lugar que eu consiga ser totalmente livre seja nos pensamentos, na minha alma. ”Minha liberdade é escrever. A palavra é o meu domínio sobre o mundo." escreve Clarice Lispector. A maior liberdade que eu procuro não é a de mudar de casa (mudar de gaiola), mas de me libertar pelas minhas idéias, pelo meu blog.

“Não me deixe viver o que posso, que me seja permitido desaprender os limites” Carpinejar

Um agradecimento especial a Dra. Nutianne Camargo Schneider, a Dra. Cintha Verri, ao Dr. Fabrício Bragagnolo, a equipe do Hospital Mãe de Deus, a equipe do Hospital Moinhos de Vento, aos meus amigos e aos meu familiares – pássaros encantados da minha vida – que sempre me ajudaram!

Beijinhos,

Mari


CONVITE!

Há duas comemorações nos próximos dias:

- Minicomemoração do meu diagnóstico.

- Chá de Cozinha de Solteira (que fique bem claro: eu não estou me casando) – para comemorar minha saída de casa.
ATENÇÃO! Os homens também vão ser convidados, vai ser uma festa bem moderna. Nada de chá de maçã cozida.

Os convites vão ser postados nos próximos dias!

5 comentários:

  1. Oi minha flor,
    cada vez mais linda.
    Muitos beijos, redundantes,
    Cín

    ResponderExcluir
  2. Querida, querida, querida.

    Linda,linda, linda.

    Que ótimo te ver assim!

    Beijos meus!

    ResponderExcluir
  3. qual o tipo de tratamento que vc fez? cirúrgia ou por meio de medicamentos?

    ResponderExcluir
  4. Olá, tudo bem? Minha filhinha tem o mesmo problema. Pode me ajudar? Como você tratou o seu diagnóstico?? Me ajuda, por favor!!
    Alexandre.

    ResponderExcluir
  5. ola me ajude tenho sigmoide reduntante , como vc se tratou oque é isso afinal?

    ResponderExcluir