domingo, 1 de fevereiro de 2009

Viajantes

Imagem da minha viagem a Buenos Aires.

É feriado, época dos viajantes fazerem suas aventuras. Vários pássaros encantados, meus queridos, alçaram voo e deixaram-me com saudade. Há um mês, eu que me transformei em pássaro: fui para Argentina. Nessa viagem, percebi a existência de dois tipo de viajantes: os verdadeiros e os falsos.

O viajante falso programa milimetricamente sua viagem. Faz reserva em um hotel internacional, que seja igual em todo o mundo. Nada de lugares onde falem outro idioma, no máximo o globalizado inglês. Hospedagens regionais nunca são utilizadas. O quarto de hotel funciona como um porto seguro, isola o viajante da nova realidade. Os restaurantes frequentados são os McDonald´s, Burger King ou qualquer restaurante globalizado. Ele não experimenta novos sabores.

Para sair do hotel, só se for com uma excursão, guia turístico e turistas da mesma cidade. A nova realidade é vista de uma janela de ónibus, televisão de viajante. A aproximação de um nativo gera ansiedade. O falso viajante tem medo de ser contaminado pela outra cultura. Se ele falar "gracias" já surta: está sendo influenciado pela viagem que fez.

O verdadeiro viajante é aquele que viaja para conhecer novos lugares, culturas e pessoas. Não planeja suas ações rigorosamente. O hotel é hostel, albergue que recebe turistas do mundo todo. A alimentação é inspirada na culinária local. Esse tipo de viajante faz de tudo para aprender o novo idioma. Ele tenta se misturar o máximo possível com a nova cultura.

Viajar é isso: mudar e aprender. O verdadeiro viajante tenta aprender novas formas de se viver. O falso viajante viaja para dizer que fez algo nas férias, tenta se cristalizar no tempo e morre de medo de ser influenciado pela "viagem". Felizes são os verdadeiros viajantes, quem realmente aproveita as suas viagens. Falsos viajantes, tenho uma sugestão: parem de viajar. Se não for para conhecer um novo lugar, melhor ficar assistindo televisão em casa. Viagens sempre vão ter imprevisibilidade.
Leia mais sobre viagens em: "O Mundo é um Barato".

Beijos aos meus Pássaros Encantados, viajantes verdadeiros!

Um comentário:

  1. Querida Marilia

    Que linda a foto da exposição que vimos! Este passeio foi mesmo muito, muuuuuuuuuuuuuito legal. Pudemos desfrutar de todas as cores do planeta. Tens alguma foto que possas me enviar?

    Um beijo
    Eliana

    ResponderExcluir